O que são apps? São programas que combinam ações com conteúdo e utilizam os recursos do celular/tablet para executar tarefas. Os apps tendem a ter funções bastante específicas (como indicar o horário em diferentes fusos), ao contrário de programas de uso amplo, como o Microsoft Word, por exemplo. Mas isso não é uma regra.

 

  1. Por que aprender a fazer aplicativos? Os aplicativos são, essencialmente, uma nova linguagem de comunicação entre o hardware (telefone, tablet) e o usuário. Como tal, é nesse formato que se “empacota” o conteúdo consumido nesses suportes, o que faz com que seja importante que o produtor desse conteúdo entenda essa nova linguagem. Mesmo que ele não vá programar um aplicativo do começo ao fim.

Outra razão para aprender aplicativos é compreender o acontece “debaixo do capô” de um iPhone/smartphone, uma vez que esse é o suporte de mídia em franca expansão de uso. Isso ajuda o jornalista, produtor de conteúdo, a entender a mídia para a qual irá produzir.

 

  1. Criando um aplicativo no papel/ fluxograma

Um fluxograma é um gráfico que indica uma série de ações e decisões que permeiam uma atividade. Em Tecnologia da Informação também chamamos isso de algoritmo, uma vez que ele irá definir o comportamento de um determinado programa.

Confira abaixo as convenções utilizadas na produção de um fluxograma:

 

Desafio: defina um algoritmo para trocar uma lâmpada.

 

  1. MIT App Inventor

O MIT App Inventor é um sistema online que permite a programação visual de um app para Android. Ele foi desenvolvido pela Google em parceria com o MIT. A Google, no entanto, descontinuou o desenvolvimento do sistema e o doou para a universidade.

 

O desenvolvimento de apps no App Inventor se divide em duas etapas: o design e os blocos de ações. No design o usuário monta a interface diretamente na tela, incluindo itens visíveis e invisíveis do projeto. Já no Editor de Blocos o programador cria ações e relações entre os objetivos criados no editor de design.

 

 

 

  1. Meu primeiro app – o telefone oráculo

Bola 8 é um brinquedo que faz “previsões” do futuro. A bola apresenta uma frase “sábia” em resposta a uma pergunta feita pelo jogador. Obviamente o brinquedo escolhe aleatoriamente uma frase a partir de uma série de opções, independente da pergunta. Essas frases são sempre genéricas, como “parece promissor”, “eu não contaria com isso” ou “o futuro dirá”.

No smartphone o aplicativo Bola 8 se comporta da mesma maneira. O jogador faz uma pergunta e sacode o telefone. O sistema então escolhe uma frase aleatoriamente e responde ao jogador.

 

  1. Fluxograma

  1. No App Inventor

Agora é hora de “programar” no App Inventor. A primeira coisa a fazer é criar um novo projeto. A partir disso você terá a seguinte tela no browser:

Agora vamos inserir na tela a imagem da Bola 8:

  1. insira um novo botão na tela
  2. No quadro Propriedades clique em Image e faça o upload da imagem da bola.

  1. Clique em Text e apague o texto padrão.

 

 

Preparando o local que irá publicar as “previsões”:

  1. No menu esquerdo selecione a opção Vertical Arrangement do item Screen Arrangement e a arraste até a tela.

  1. Configure esse item para que ele ocupe a largura toda da tela e para que os itens inseridos nele fiquem centralizados.
  2. Selecione a opção Label no item Basic e o coloque dentro do Vertical Arrangement que você acabou de inserir.
  3. No campo Properties/ Text insira o texto “Faça uma pergunta para a Bola 8!”.

Abra o editor de blocos para configurar as ações do programa. Primeiro vamos fazer o programa mostrar previsões quando o usuário clica na bola:

Na aba My Blocks/Button1 escolha a opção Button1.Click. Arraste esse item até a tela.

Inclua o item My Blocks/Label1/Set Label1.Text to dentro do item Button1.Click

Inclua o item Built-in/Lists/Pick a random item no conjunto.

Inclua o item Built-in/Lists/Make a list ao conjunto.

Utilize o item Built-in/Text/Text para criar as opções de texto.

 

Próxima etapa: testar no emulador!

 

Agora é a vez de fazer a previsão aparecer quando o telefone é sacudido:

  1. Volte para a tela de design. Insira o item Sensors/AccelerometerSensor à tela.
  2. Vá para o Editor de Blocos. Arraste o item My Blocks/AccelerometerSensor1/ AccelerometerSensor1.Shaking.
  3. Arraste todo os blocos que estão dentro do Button1.Click para dentro do AccelerometerSensor1.Shaking.
  4. Pronto! É só testar.

 

 

Referências Bibliográficas

 

Tyler, J. App Inventor for Android: Build Your Own Apps – No Experience Required! EUA: Jason Tyler, 2011.

MIT App Inventor. Tutorials. EUA: MIT App Inventor, 2013. Disponível em http://appinventor.mit.edu/explore/tutorials.html em 16 de junho de 2013.

 

 

 

Tags:
Categories: mobile

Deixe uma resposta