LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz.

[expander_maker id=”1″ more=”Continue lendo” less=”Read less”]Read more hidden text[/expander_maker]

2.   Do que você vai precisar?

a. leds alto brilho de 5mm

Existem diversos tipos de leds. O que vamos usar tem 5mm de diâmetro e as características elétricas abaixo. Note que essas características podem mudar em outros tipos de leds.

Tensão do led: 3V a 3,2V

Corrente: 0,03 Amperes

 

 

b. fios

 

c. bateria

Temos em mãos dois tipos de bateria. A tipo AA e a de 9V.

 

 

 

d. Protoboard ou solderless board

É uma placa com furos (ou orifícios) e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais sem o uso de solda.

 

 

A protoboard tem conexões entre os furos para permitir que sejam feitas ligações entre componentes. Observe a imagem abaixo:

 

 

As linhas azuis indicam ligações verticais. As linhas pretas e vermelhas indicam ligações horizontais. Por convenção, se utiliza a linha preta como pólo negativo e a vermelha como pólo positivo.

 

 

 

Note na imagem acima como há elementos ligados na mesma linha, como o anodo do led com o resistor e, depois, o resistor com o pólo positivo da pilha. E o cátodo do led com o pólo negativo da pilha.

 

e. Resistor

Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrônico que tem duas funções básicas: ora transforma energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ora limita a quantidade de corrente elétrica em um circuito, ou seja, oferece resistência à passagem de elétrons.

 

Traduzindo: a gente usa o resistor sempre que há uma fonte de energia com tensão superior ao necessário para o elemento que queremos ligar. O resistor, daí, segura parte da tensão, fazendo com que só a tensão necessária chegue ao elemento.

 

  1. push button

 

 

3.   É só ligar o led na bateria?

 

Antes de responder, considere o seguinte:

Tensão do led: 3V a 3,2V

Tensão da bateria: 9V

 

Ou seja:

Tensão Led < tensão bateria

 

O que vai acontecer se você ligar o led direto na bateria?

 

(   ) o led acende

(   ) o led acende e queima

(   ) o led queima

(   ) não acontece nada

 

E se você tentar acender o led com a bateria de 1,5V (AA)?

Tensão led (3V a 3,2V) > tensão bateria (1,5V)

(   ) acende bem fraquinho

(   ) queima

(   ) não acende

(   ) acende e queima

 

Como não temos uma bateria com a tensão exatamente igual a do led, temos que utilizar um recurso para ligá-lo na bateria de 9V. Temos que usar algo que segure parte da tensão, deixando chegar no componente apenas os 3V necessários. Esse componente se chama resistor.

 

Mas existem diversos resistores diferentes. Como descobrir qual é o ideal para a nossa ligação?

 

Usando a fórmula: = =

 

 

Como resistores são componentes muito pequenos, o valor deles é inscrito em código de cores.

 

 

O resistor de 220 ohms tem a primeira e a segunda faixas em vermelho e a terceira em preto. Como na imagem abaixo:

A ligação que temos que fazer é a que está representada no diagrama abaixo (exceto que estamos trabalhando com uma fonte de 9V e não de 3V):

 

Note que a ligação será feita da seguinte forma: o pólo positivo da bateria será ligado no resistor, que será ligado no pólo positivo do led. Já o pólo negativo da bateria será ligado diretamente no pólo negativo do led.

 

 

 

 

Categories: eletrônica

Deixe uma resposta